Blog
Deutsche | English | Español | Magyar
Autores: Gordon Paton, gerente de produto sênior, ADMS, Grid Software Solutions for GE Digital & Paula Restrepo, gerente de produto sênior, ADMS, Grid Software Solutions for GE Digital
É comum que as empresas Distribuidoras de Energia Elétrica tenham implantado múltiplos sistemas em seus centros de controle para o gerenciamento da telemetria, planejamento de manobras, gerenciamento de falta e análise de energia. Historicamente, a combinação de um único desafio com uma única solução era suficiente para o gerenciamento da rede. No entanto, a rede de distribuição está se tornando progressivamente dinâmica, a complexidade está aumentando e as concessionárias precisam compreender e integrar um volume crescente de dados. Evoluindo de um sistema de Supervisão de Controle e Aquisição de Dados (SCADA) para uma Solução Avançada de Gerenciamento de Distribuição (ADMS), se obtén controle de ponta a ponta e orquestração da rede de distribuição elétrica. Gostaríamos de dedicar alguns minutos para compartilhar os sete principais benefícios que acreditamos que as Distribuidoras ganham ao avançar nesta transformação digital.
A mudança para uma ADMS fornece aos operadores e controladores os meios para gerenciar de forma eficaz e eficiente as operações de rede, e avançar com a otimização através de uma visão compartilhada em tempo real e análise avançada. Evoluir de um ponto de vista de solução para uma abordagem centralizada no controle de ponta a ponta e orquestração da rede de distribuição elétrica é fundamental para o sucesso no atual ambiente de negócios. Para operadores, controladores, despachantes e, cada vez mais, equipes de campo, a evolução da ADMS oferece várias vantagens.
O SCADA é uma tecnologia específica que proporciona medições altamente confiáveis. Mas é apenas uma fonte de informação disponível para a sala de controle. O serviço de distribuição elétrica está investindo em muitos tipos de medições, mas os seres humanos não podem tirar o máximo proveito da magnitude dos dados disponíveis. O operador da sala de controle pode facilmente se perder na enorme quantidade de dados irrelevantes, redundantes e conflitantes disponíveis. É estressante, e os erros de dados são um grande risco.
Uma ADMS ajuda a automatizar a assimilação de dados para fornecer aos operadores os dados acionáveis de que necessitam, quando precisam para operações mais seguras e eficientes. A integração das operações centrais de distribuição de um sistema SCADA, gerenciamento de interrupções, comutação e aplicações de análise e otimização de rede em uma única solução com uma única interface de operação de distribuição fornece aos operadores as informações que eles precisam. Com o ADMS ajudando a obter os dados certos para o usuário certo no momento certo, as operações se tornam mais seguras e mais eficientes.
O modelo de operações da rede de distribuição está sempre evoluindo. Especialmente agora, com níveis crescentes de DERs (Recursos de Geração Distribuida) conectando-se à rede de distribuição. Com múltiplas soluções e aplicações digitais, esforços e recursos significativos são dedicados à sincronização contínua de múltiplas perspectivas distintas do sistema de distribuição.
Uma ADMS eficaz, por outro lado, fornece um Modelo de Operações de Rede de Distribuição compartilhada. A rede de distribuição de energia, que várias aplicações utilizam, é fundida em uma única visão fácil de entender independente de sua inerente complexidade. Livres de realizar a integração e sincronização de dados, os usuários podem, em vez disso, concentrar-se na supervisão e controle seguros do sistema.
Não é simples e nem viável para uma única pessoa monitorar e absorver e analisar dados para cada aspecto da rede de distribuição. Dados de dispositivos inteligentes de campo, tais como Sistemas de Informação ao Cliente (CIS), Sistemas de Informação Geográfica (GIS), Infra-estrutura Avançada de Medição (AMI) e Serviços de Dados Meteorológicos, todos necessitam de integração.
A transformação digital dos serviços de distribuição está resultando em um volume de dados cada vez maior. Uma ADMS ajuda as concessionárias a alavancar o poder inerente a esses dados. A fusão de diferentes tipos de informações em uma única visão fácil de entender dá aos usuários do sistema a consciência situacional e o poder das informações para apoiar melhores decisões comerciais.
O SCADA oferece dados sobre o estado de falta de rede e tempos de restauração mais precisos. As soluções ADMS levam isso ainda mais longe para otimizar o processo de resposta a falhas de identificação, avaliação, envio e restauração, tudo isso ao mesmo tempo em que informa com precisão as partes interessadas sobre o progresso.
Com um ADMS, os usuários podem compreender rapidamente a extensão de uma interrupção não planejada e visualizar as etapas de restauração sugeridas para melhorar a eficiência da resposta à interrupção e melhorar a satisfação do cliente. Mesmo quando múltiplas paradas estão sendo trabalhadas simultaneamente, a solução abrangente ADMS é segura, escalonável e orientada para o desempenho. As equipes de campo podem acessar dados em tempo real, são alocadas de forma otimizada e podem confirmar imediatamente as etapas de comutação autorizadas através de comunicações seguras.
O SCADA reporta as variáveis da rede de distribuição, enquanto as aplicações avançadas da ADMS alavancam esses dados para fornecer consciência e controle de potencialmente milhares de dispositivos em um dado momento na rede, sem interação humana.
Aplicações de otimização como Localização de Faltas, Isolamento e Restauração de Serviço (FLISR) e Otimização Integrada de Volt-VAR (IVVO) podem controlar, de forma orquestrada, uma grande quantidade de dispositivos de automação de distribuição instalados no campo. A implementação completa de aplicações avançadas de ADMS pode ter um impacto bastante significativo nas operações diárias da concessionária de distribuição.
A gestão eficaz dos DERs é um desafio-chave que impulsiona a necessidade de abraçar a transformação da rede digital. O SCADA tem sido tradicionalmente usado para se conectar com qualquer disjuntor, transformador e demais dispositivo na rede de distribuição. Entretanto, não é econômico conectar todos e cada DER com um protocolo SCADA tradicional.
As funções de aplicação do ADMS, tais como visualização da rede, análise de conectividade e energização, estimativa de fluxo de energia e estado, curto-circuito, localização de falhas, FLISR e IVVO, todos podem ser feitos levando em consideração os DERs. Com os DER dentro do ADMS, os operadores ganham a inteligência situacional necessária para reconhecer situações que estão ocorrendo e agir rápida e decisivamente, orquestrando flexibilidade em toda a rede tanto para todos os DERs conectados. O ADMS também pode integrar outras técnicas de visibilidade, incluindo a conectividade de IoT, previsão e estimativa do estado.
Historicamente, as equipes de manutenção têm confiado no operador na sala de controle para fornecer informações sobre quais partes da rede foram ou não energizadas. Hoje, com o ADMS, as concessionárias podem estender a visibilidade do modelo de rede ao campo, capacitando as equipes de campo com uma visão móvel da rede operada on-line.
A gestão da rede é simplificada através da colaboração em campo e na sala de controle. Esta possibilidade melhorou os tempos de resposta, o que leva a um melhor aproveitamento dos ativos de rede e maior satisfação do cliente. Ao mesmo tempo, proporcionar visibilidade e controle ao suporte de campo melhora a segurança do trabalhador.
As Distribuidoras de Energia Elétrica têm muitas razões para avançar sua tecnologia de rede. O SCADA oferece um bom ponto de partida, mas a transformação digital exige mais das concessionárias de distribuição elétrica. Com uma evolução do SCADA para um ADMS, tudo se une para possibilitar e oferecer uma melhor qualidade de serviço.
O sistema DER ADMS da GE vai além dos limites tradicionais do SCADA, DMS e OMS e fornece software para o gerenciamento e a orquestração segura e protegida da rede de distribuição. Tudo para impulsionar a modernização da rede, ajudando os operadores a resolver desafios complexos e atender às expectativas dos clientes de uma rede de distribuição confiável e resiliente através de capacidades de controle e otimização da próxima geração.
Acesse o whitepaper completo aqui - somente em inglês
Veja o infográfico aqui - somente em inglês
Safe, secure management and orchestration of the distribution grid
Enable utilities to manage and orchestrate Renewables & DERs in an end-to-end manner, via flexible deployment options ranging from edge to cloud
Greater visibility and control, delivering network-level optimization
Explore our new white paper and download the infographic to understand the advantages gained by moving to an Advanced Distribution Management Solution from a traditional SCADA system.
Read the white paper: Digital Transformation: The Benefits of a SCADA to ADMS Evolution
Download the infographic: Top 7 Benefits of the Evolution to ADMS