Skip to main content
Oil & Gas

A YPF impulsiona a otimização de custos por meio de padrões de processo em todas as refinarias

3

complexos industriais

50 %

da produção petroquímica da Argentina

10,000

ativos atualmente cobertos pelo software APM da GE Digital

Introduction

Company

YPF S.A.

Industry

Oil & Gas

Products

APM Health, APM Reliability, APM Strategy, APM Integrity

Product Categories

Asset Performance Management (APM)

Histórico

Fundada em 1922, a YPF S.A. (YPF) é uma empresa petrolífera estatal na Argentina. Foi a primeira empresa de petróleo e gás estabelecida como uma empresa estatal fora da União Soviética e a primeira empresa estatal de petróleo a se integrar verticalmente. A YPF está envolvida na exploração de petróleo e gás, bem como na produção, transporte, refino e venda de produtos de gás e petróleo.

 

Hoje, a YPF é líder na produção de hidrocarbonetos não convencionais na América Latina. É a maior produtora de petróleo e gás na Argentina, bem como a maior produtora de xisto fora dos EUA. Com três refinarias, a YPF produz 508 k bpd, com 50% da capacidade da Argentina (320 k bpd) e 1620 postos de gasolina, representando 35% da participação de mercado.

Desafio

Operações complexas promovem a necessidade de fluxos de trabalho integrados

 

Com refinarias geograficamente dispersas e diferentes culturas de integridade mecânica desenvolvidas ao longo de seu ciclo de vida, a YPF enfrentou complexidades operacionais aumentadas.

 

Essas diferenças operacionais aumentaram a quantidade de tempo, esforço e custo necessários para preparar, avaliar e documentar o trabalho e os resultados necessários.

 

A YPF sabia que a transformação cultural na Integridade mecânica de ativos, apoiada pela padronização de processos, transferência de conhecimento e integração de tecnologia (APM, OSI-PI, SAP), seria a chave para alcançar seus objetivos de gestão de ativos.

Solução

A integridade mecânica do APM transforma a cultura e simplifica os processos de trabalho

 

Em 2017, a YPF e a GE Digital embarcaram em um piloto para desenvolver sua iniciativa Transformação da Cultura para Integridade Mecânica, que incluiu o desenvolvimento e a implantação de processos de trabalho consistentes e transferência de conhecimento usando a solução de Gestão de Desempenho de Ativos da GE Digital e as melhores práticas nas três refinarias.

 

A YPF começou a:

  • Reduzir o risco operacional
  • Otimizar os custos do programa de inspeção
  • Capacitar seu pessoal para assumir a responsabilidade pelo processo

 

Usando a metodologia Agile para manter o foco e a flexibilidade, a YPF e a GE Digital conseguirem lançar o APM Health, Reliability, Strategy e Integrity em 10.000 ativos estáticos em suas três refinarias em menos de um ano a partir do lançamento do projeto: o primeiro na América Latina. A YPF conectou fontes de dados diferentes e está usando análises avançadas para transformar dados em visões acionáveis, ao mesmo tempo em que promove a colaboração e o gerenciamento do conhecimento em toda a organização.

 

O programa de integridade mecânica de circuito fechado resultante está ajudando a reduzir os riscos, reduzir os custos de inspeção, otimizar a frequência de retorno e gerenciar a conformidade regulatória dos equipamentos estáticos da YPF. Além disso, a equipe YPF está no controle de todas as decisões de negócios, sem dependência de fontes externas para definir como os riscos podem afetar as fábricas.

Resultados

Maior confiabilidade e disponibilidade de ativos

 

“Temos integração de processos em todos os nossos complexos de refinarias e petroquímicos, incluindo equivalência organizacional com base nos requisitos funcionais de cada fábrica”, disse Rodolfo Kramer, gerente de ativos da YPF.

Usando o software de APM da GE Digital, aumentamos a confiabilidade e a disponibilidade dos ativos, otimizando os custos de manutenção, mitigando os riscos operacionais e reduzindo o custo total de propriedade.

Rodolfo Kramer - Gerente de ativos, YPF

Ao longo dos próximos dois anos, a GE Digital e a YPF planejam aumentar a transferência de conhecimento e a padronização de processos, disseminando a adoção do conjunto completo de funcionalidades do APM em toda a organização YPF.

 

“Com uma compreensão aguçada de seu papel no apoio aos cidadãos da Argentina, a YPF está se baseando em sua posição de liderança de pensamento com esta iniciativa de integridade mecânica integrada", disse Maher Maamari, diretor comercial, Oil & Gas, GE Digital.

 

A liderança executiva da YPF está totalmente engajada, fornecendo apoio e recursos para as equipes de linha de frente em todas as três refinarias. Estamos muito satisfeitos por nos juntarmos à YPF em sua jornada de APM.

Maher Maamari - Diretor Comercial, Petróleo e Gás, GE Digital

Expansão do APM para o futuro

 

A YPF está planejando estender a implantação do software APM Health, Reliability, Strategy, e Integrity para aproximadamente 30.000 ativos, abrangendo equipamentos rotativos, de instrumentação e elétricos.

 

Explore GE Digital's Asset Performance Management Software

APM Health software from GE Digital helps petrochemical plants reduce asset performance risk
Industrial Apps

APM Health

Standardize the collection, integration, modeling, and analysis of disparate data into a single, unified view.

APM Reliability software helps the bottling industry improve operations performance
Industrial Apps

APM Reliability

Achieve less unplanned downtime by predicting equipment issues before they occur.

APM Integrity software used by oil refineries for managing risk
Industrial Apps

APM Integrity

Ensure asset integrity and compliance by monitoring changing risk conditions.

Let GE Digital show you how APM software can help your O&G operations