Skip to main content
Press Release

Sociedade Central de Cervejas e Bebidas reduz o seu consumo de água em 72 milhões de litros anuais graças a tecnologia desenvolvida pela GE

May 30, 2014

  • Fábrica de cerveja da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, localizada perto de Lisboa, distinguida com o prémio GE ecomaginationSM Award
  • Consumo anual de água regista redução de 72 milhões de litros
  • Fábrica consegue reduzir o seu impacto ambiental e económico

LISBOA, 30 de Maio, 2014 --- A fábrica de cerveja da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), localizada em Vialonga, perto de Lisboa, conseguiu reduzir significativamente o seu consumo de água, através de melhorias implementadas a nível de desempenho e segurança com a ajuda de membranas e de tecnologias de tratamento químico da água criadas pela GE (NYSE: GE). Para além disto, as águas residuais foram reutilizadas nas torres de refrigeração existentes nas suas instalações fabris, medidas estas que permitiram não só reduzir a descarga anual de águas residuais em 72 milhões de litros, como também reduzir o consumo de água em igual quantidade. A nível de tratamento terciário das águas, a SCC conseguiu também melhorar o seu desempenho produtivo em 40%.

A GE atribuiu à SCC o ecomaginationSM Award em reconhecimento pelos esforços realizados na redução significativa do consumo de água e de descargas de águas residuais. Este prémio, concedido pela GE, distingue os resultados conseguidos pela indústria e o seu contributo notável para estabelecer um equilíbrio positivo entre os desafios que hoje existem a nível do ambiente, indústria e sustentabilidade. O prémio é atribuído aos principais clientes da GE pelo seu desempenho a nível ambiental e económico.

"Na SCC procuramos continuamente melhorar o impacto das nossas marcas e da nossa atividade; envolver as pessoas e as comunidades onde operamos; e transmitir de forma positiva o papel da cerveja na nossa sociedade. A produção de cerveja é um processo que envolve o consumo intensivo de água e neste sentido estamos comprometidos em melhorar a sustentabilidade do nosso negócio, reduzindo o consumo de um bem tão valioso como é a água," afirmou Ronald den Elzen, CEO da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, parte do Grupo HEINEKEN. "É uma grande honra para nós sermos distinguidos com o prémio ecomaginationSM Award."

A água extraída dos furos existentes nas instalações fabris da SCC não é suficiente para satisfazer as suas necessidades de produção. Outra opção seria utilizar a água distribuída pela rede municipal adquirida a um custo elevado. Para além disto, Portugal apresenta um alto risco de escassez de água nas próximas décadas, e como tal a SCC solicitou ajuda à GE para que esta desenvolvesse uma solução com base na sua tecnologia avançada de redução de consumo de água.

Através da utilização de membranas de osmose inversa com baixo índice de colmatação e tecnologia química de tratamento de água, a SCC conseguiu melhorar o seu desempenho a nível de tratamento terciário de águas residuais, reduzindo em cinco vezes o número de interrupções da produção, contribuindo assim para uma redução de custos.

O ecomaginationSM Award foi hoje atribuído à Sociedade Central de Cervejas e Bebidas durante uma cerimónia realizada para festejar a atribuição deste galardão.

"Em reconhecimento pela iniciativa de sustentabilidade da SCC e pelo seu compromisso com a reutilização e redução do consumo de água, bem como com a redução das descargas de águas residuais, é como muito gosto que atribuímos o GE ecomaginationSM Award à Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, parte do Grupo HEINEKEN" afirmou Ralph Hadly, Regional Executive Europe and Russia GE Water Process & Technologies. "A reutilização de água permite gerar grandes poupanças no seu consumo, ajudando assim a evitar a sua escassez. Ao utilizar as membranas de tratamento de água, tecnologias de tratamento químico e conhecimentos técnicos da GE podemos contribuir para mitigar os desafios que temos que enfrentar em relação à escassez deste tão importante recurso, tanto hoje como no futuro."

O ecomaginationSM Award faz parte do compromisso ecomagination GE que tem como enfoque o desenvolvimento de tecnologias e soluções para os importantes desafios ambientais, tais como a escassez de água. Através da visão e inovação criativa da GE procura-se ajudar a criar um amanhã melhor e mais próspero.

Este não é o primeiro projeto ambiental desenvolvido conjuntamente pela GE e a SCC. Nos últimos anos, as tecnologias da GE contribuíram para outras iniciativas no âmbito da sustentabilidade, nomeadamente:
- O sistema de Monitorização das torres de Refrigeração e o sistema de controlo TrueSenseTM assim como as técnicas químicas que permitiram uma redução no consumo de água das torres de refrigeração através do controlo dos ciclos de concentração a níveis mais elevados;
- As melhorias implementadas no processo de pasteurização resultaram numa redução significativa dos consumos de água e vapor.

A HEINEKEN selecionou a GE como "Global Water Treatment Partner".(Parceiro Global para o Tratamento de Águas).

Sobre a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas
A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas foi fundada, em 1934, por quatro das mais antigas e prestigiadas cervejeiras portuguesas, tendo a marca de cerveja "Sagres" nascido em 1940, como cerveja de prestígio, criada por ocasião da Exposição do Mundo Português, realizada em maio daquele ano.

O Grupo SCC -- Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A., detido desde 2008 pelo Grupo Heineken, tem como principal atividade a produção e a comercialização de malte, cerveja, refrigerantes e águas, possuindo duas unidades industriais, a de Vialonga, localizada a norte de Lisboa, e a da Vacariça, onde são captadas as águas minerais e de nascente Luso e Cruzeiro.

Produzindo um Futuro Melhor-Brewing a Better Future é o programa integrado e adotado pela SCC para gerar valor genuíno e partilhado por todos os nossos Stakeholders no longo prazo. A sustentabilidade faz parte da maneira como gerimos o nosso negócio. A redução do consumo de água e a proteção deste recurso são áreas foco do nosso programa de sustentabilidade.

Sobre a GE
A GE (NYSE: GE) concentra os seus esforços em coisas que realmente interessam. Conta com o apoio das melhores pessoas e das melhores tecnologias para enfrentar os desafios mais difíceis. Procura encontrar soluções para a área da energia, saúde e família, transportes e financeira. Sempre com o objetivo de construir, contribuir, mover e curar o mundo. Não só na sua imaginação. Mas sim fazendo-o. A GE trabalha . Para mais informação visite o site da empresa em www.ge.com.

Sobre a GE Power & Water
A GE Power & Water oferece aos seus clientes uma vasta gama de tecnologias de produção de energia, distribuição de energia e tratamento de águas para que estes possam resolver os seus desafios localmente. A divisão de Power & Water opera em todas as áreas da indústria energética, incluindo energias renováveis, tais como a eólica e solar, biogás e combustíveis alternativos, carvão, petróleo, gás natural e energia nuclear. Esta divisão desenvolve ainda tecnologias avançadas para ajudar a resolver os mais complexos desafios à escala mundial relacionados com a disponibilidade de água e sua qualidade. As seis unidades de negócio da Power & Water's são a Distribuição de Energia, Energia Nuclear, Produtos de Produção de Energia, Serviço de Produção de Energia, Energias Renováveis e Água e Processos Tecnológicos. Com a sua sede em Schenectady, N.Y., a Power & Water é o maior negócio industrial da GE.

Siga a GE Power & Water e o negócio da água da GE no Twitter @GE_PowerWater e @GE_Water.

###

*Marca registada da General Electric Company; poderá estar registada em um ou mais países.

Howard Masto
Masto Public Relations
[email protected]
1-518-786-6488

Beth Coffman
Soteryx Corporation
[email protected]
+1 518 886 1076

Laura Aresi
GE Power - Power Services
[email protected]
+39 02 67335622

Nuno Pinto de Magalhães


business unit
tags