Skip to main content
press release
Grid Solutions

GE Grid Solutions usa raio-x digital para avaliar condição de subestação da Petrobras

São Paulo, BRASIL e Paris, FRANÇA 1 de Dezembro de 2022 — A divisão de Grid Solutions da GE utilizou tecnologia de raio-X digital — guiada pelo mesmo princípio utilizado no setor de saúde — para complementar a manutenção preventiva na subestação isolada a gás (GIS) da Petrobras, na Refinaria Abreu e Lima (RNEST), no estado de Pernambuco.

Feita pela primeira vez pela GE na América Latina, a estratégia de inspeção desenhada e implementada na RNEST incluiu diversas metodologias de inspeção complementares que eliminam a necessidade de abertura dos equipamentos para avaliação do estado dos disjuntores de alta tensão. A solução da GE possibilitou a redução do tempo de inatividade de equipamentos para manutenção preventiva em cerca de 75%, minimizando o impacto nas operações do cliente e otimizando a gestão de riscos por meio de avaliação assertiva dos ativos.

Em operação há quase uma década, a subestação de 145 kV RNEST GIS da Petrobras fica no município de Ipojuca (PE) e possui 15 baias. Todos os equipamentos passaram por manutenção preventiva com metodologias de inspeção não intrusivas, incluindo a tecnologia de inspeção digital por raios-X da GE que foi aplicada para avaliar o disjuntor do bay de acoplamento de barras.

Esse método inovador de inspeção mede possíveis variações de estado no ativo, como desgaste da parte ativa, danos internos e falhas incipientes. Com base em relatórios de medição, os engenheiros da GE avaliaram a condição dos ativos do equipamento GIS, rastrearam os componentes da subestação que precisavam de manutenção, possibilitando reparo de maior precisão, baseado na condição do equipamento.

“Estamos muito orgulhosos por oferecer à Petrobras essa estratégia de inspeção não intrusiva, integrando a inovadora solução de raio-X digital. Isso garante que a energia esteja disponível para suas operações ao mesmo tempo em que se aplica o cuidado e a atenção aos ativos, mitigando riscos de falhas”, afirma Lívia Silva, Líder Comercial de Serviços da GE Grid Solutions na América Latina. “Para a GE, este é um marco na manutenção de subestações. Além disso, poder trabalhar em parceria com a Petrobras para entender as restrições e objetivos de seu negócio industrial nos ajuda a identificar e agilizar a estratégia de manutenção com base em condições adequadas, balanceamento de riscos e produtividade”.

O escopo geral da inspeção foi feito por meio de medição dinâmica de resistência de contato, análise de vibração, medição de descarga parcial e inspeção digital com raio-X. A equipe de Grid Solutions da GE analisou os dados coletados para recomendar apenas manutenção corretiva essencial.

Para mais referências sobre inspeções a raio-x, visite nosso site.

— — -

Sobre a divisão de Grid Solutions da GE

A Grid Solutions, uma unidade de negócio da GE Renewable Energy, atende a clientes globalmente com mais de 13.000 funcionários. A Grid Solutions fornece equipamentos, sistemas e serviços às concessionárias de energia e indústrias em todo o mundo, para levar energia de maneira confiável e eficiente desde o ponto de geração até os consumidores finais. A Grid Solutions está focada em enfrentar os desafios da transição energética, permitindo a conexão segura e confiável das fontes de energia renováveis e distribuídas à rede. Para mais informações sobre a Grid Solutions, visite www.gegridsolutions.com

end

Press release action

Share